Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de maio de 2011

Texto de partilha na hora da despedida - Impressões sentimentais (Memória de um tempo passado) - CABO VERDE (contacto Projecto Semear para Frutificar)

Nós somos um grupo de alunas do Colégio Diocesano Nossa Senhora da Apresentação (Calvão – Portugal) e no âmbito da disciplina de Área de Projecto resolvemos fazer um pouco mais pelos que necessitam. Para isso, fizemos campanhas de recolha de material escolar, roupas, materiais de higiene, e realizámos também actividades para conseguir dinheiro que foi utilizado na compra de uma fotocopiadora para a Escola Padre Moniz. O nosso grupo fez também vários peditórios e actividades com o intuito de conseguir o dinheiro para as passagens aéreas, dado que o objectivo final do nosso projecto era realizar uma semana de voluntariado na Calheta de São Miguel – Cabo Verde.
Depois de 7 meses a trabalhar sem cessar para conseguir atingir e realizar o nosso objectivo, partimos na quinta-feira, dia 14 de Abril para a aventura na Calheta e passámos 8 dias com esta fantástica comunidade que nos acolheu como se fossemos da família.
Vínhamos preparadas para fazer várias actividades com a comunidade, desde trabalhar no “Espaço ler e aprender!” com crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos e com as aspirantes religiosas, motivar os alunos das escolas Padre Moniz e Nha Mita Prêra a falar e escrever a Língua Portuguesa, participar nas práticas religiosas da época, trabalhar com os escuteiros e ainda visitar o Tarrafal e toda a parte histórica envolvente.
Partimos na sexta-feira dia 22 de Abril à noite o que nos custou imenso, dado que a vontade de ficar era superior a tudo o resto. Levámos 20kg na bagagem e muitas questões pendentes mas connosco trouxemos muito mais do que os 20kg que levámos, porque daquela viagem ficaram marcadas nos nossos corações muitas recordações e sorrisos que nunca vamos esquecer. Nem os 10GB de fotografias e vídeos conseguirão mostrar aquilo que os nossos corações sentem depois de todos os momentos e experiências que vivenciámos e partilhámos com a comunidade da Calheta em apenas uma semana.
E foi sem dúvida, a melhor semana das nossas vidas pois “Cadjeta - Terra Sabi”.»

PEDIDO de COLABORAÇÃO para o GUILHERME

Olá a todos!
Há muitos anos que conheço o Guilherme e os seus pais. A mãe é uma heroína que admiro muito. Apesar da sua força precisa da nossa ajuda, por isso  envio informação sobre uma actividade promovida pela associação de Pais da Escola 101 para angariar fundos para conseguir mais um ciclo de tratamentos para o Guilherme, que frequenta o 3.º ano da referida escola.
Mensagem de uma professora amiga

PEDIDO de COLABORAÇÃO

No âmbito da Área de Projecto, um grupo de alunas da Turma 2 do 12º Ano está a desenvolver um trabalho centrado na problemática do Síndrome deDown. Assim, vimos apelar à PARTICIPAÇÃO e COLABORAÇÃO de toda a comunidade escolar no sentido de contribuir com MATERIAL ESCOLAR, o qual será posteriormente entregue à CRINABEL – Cooperativa de Educação de Crianças Inadaptadas de Sta Isabel, com sede em Largo Conde Barão, nº 5, em Lisboa.
…………………………..
Para esse efeito identificamos algum material de que a CRINABEL mais precisa, tal como:
 - Folhas brancas;
 - Lápis de cor;
 - Caneta de feltro;
 - Lápis de cera;
 - Esferográficas;
 - Lápis de Carvão;
 - Apara – Lápis;
 - Borracha;
 - Plasticinas;
 - Guaches;
 - Pincéis
…………….
PONTOS de RECOLHA – Serão  colocadas caixas nos seguintes locais:
 - Sala de Professores;
 - Papelaria;
 - PBX.
As Alunas: Ana Gomes, Neri Buta, Rita Silva
Muito obrigada pela sua contribuição!

Chegada de material a Cabo Verde - Projecto Semear para Frutificar

Já valeu a pena o esforço da comunidade da ESPAV nesta acção solidária do Projecto Semear para Frutificar. Segue informação de uma professora em Cabo Verde.
«Gostaria muito de conseguir organizar e encaminhar tudo isto…para que, o mais rapidamente possível, as coisas pudessem chegar ao destino… e têm destinos diferentes…mas são precisas muitas horas para orientar tudo isto… e há tudo o resto para fazer: aulas e trabalhos; Espaço...Ler e ...Aprender (esta semana o público foi o dos 2 aos 5 anos de idade - foi muito divertido); Alunos Bolseiros; uma das minhas alunas, com 17 anos, teve uma bebé e fui visitá-la(s) e levar algum enxoval para a criança...porque tinha pouquinhas coisas...desafiar alguns a ajudarem os nossos "três Pastorinhos"... e AGRADECER aos que se vão disponibilizando para ajudar...
Agora todas as horas livres que tenho são para carregar, abrir e orientar, os caixotes que vieram…
 
 
 Chegaram pessoas de Portugal [Férias da Páscoa] e, com a ajuda económica que alguns já deram, trouxeram leite para os "nossos" bebés... [trigémeos, embora ninguém soubesse por falta de aparelhos médicos].»